Participantes

 

COORDENADOR

Dr. Rodrigo Diego de Souza

Líder do FilPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Políticas Educacionais e Educação em Ciências.
Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (EED/CED/UFSC).
Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT/UFSC.
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências – PPGEduC/UnB
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9960117430935201
Projetos de Pesquisa:
  1. Políticas Educacionais e Educação em Ciências: fundamentos teórico-conceituais, formação de professores e prática pedagógica
  2. A escolha de livros didáticos de Ciências da Natureza por área de conhecimento no Ensino Médio em contexto de implementação da BNCC: as vozes e os espaços de decisão dos docentes.
  3. Estudo e Análise das Reformas e Propostas Curriculares Estaduais para o Ensino de Ciências da Natureza a partir e para implementação da BNCC.

DOUTORANDES

Ma. Ozana Pereira de Sousa.

Egressa do Mestrado em Educação (PPGEMP/UnB).
Doutoranda em Educação (UFRRJ)
Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal Goiano.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2575427672545432
Orientador no mestrado: Dr. Rodrigo Diego de Souza.
Dissertação defendida: “QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E MUNDO DO TRABALHO: O INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS POSSE NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS.” (2023)
 

Ma. Rúbia Estefania Pinto da Silva.

Licenciada e Bacharela em Ciências Biológicas (FTB).
Doutoranda em Educação em Ciências (PPGEduC/UnB).
Professora de Ciências e Biologia da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9848553047121573
Orientador: Dr. Rodrigo Diego de Souza
Projeto de Pesquisa: “Educação Sexual na escola: o ensino de Ciências como estratégia de prevenção e enfrentamento à violência sexual infantil contra crianças e adolescentes.”
 

Ma. Thaís Mendes Rocha

Licenciada em Ciências Biológicas (UEM) e em Licenciada Pedagogia pela UNINTER.
Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela UEM. 
Orientador: Josie Agatha Parrilha da Silva (UPEG)
Coorientador: Rodrigo Diego de Souza (UFSC)
Lattes: https://lattes.cnpq.br/9038803257409710 
Áreas de interesse : Educação Científica, Ensino e Formação de Professores de Ciências e Biologia, Educação CTS, Epistemologia de Ludwik Fleck, Interdisciplinaridade, Cinema Educação, Arte e Ciência, e Filmes de Ficção Científica.
 Projeto de pesquisa: “Educação CTS e Arte: Estilos de Pensamento dos Professores de Ciências Biológicas em Formação Inicial”

MESTRANDES

Filipe Hahn Barbosa de Souza

Licenciado em Letras Português (UFSC).
Mestrando em Educação (PPGE/UFSC).
Professor de Língua Portuguesa na Rede Municipal de Ensino do município de Bombinhas/SC.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3183615970459579
Orientador: Dr. Rodrigo Diego de Souza
Projeto de Pesquisa: “Competências Socioemocionais e BNCC.”

Amediana Tojevich Wronski Dotti

Licenciada em Biologia (UNIOESTE/PR) e em Química (UNIMES/SP)
Professora de Biologia e Química (Ensino Médio) da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5102964653359538
Orientador: Dr. Rodrigo Diego de Souza
Área de interesse: Políticas Curriculares, Currículo Base para o Território Catarinense e BNCC

Maria Cândida Monteiro Paredes

Licenciada e Bacharela em Ciências Biológicas (UnB).
Mestranda em Educação em Ciências (PPGEduC/UnB).
Professora de Biologia da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0970946955783066
Orientador: Dr. Rodrigo Diego de Souza
Projeto de Pesquisa: “A Biologia no Novo Ensino Médio.”
 

Pedro Paulo Cayres Ramos

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas (UnB).
Mestrando em Educação em Ciências (PPGEduC/UnB).
Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0831865895117675
Orientador: Dr. Rodrigo Diego de Souza
Projeto de Pesquisa: “Impacto dos documentos curriculares sobre a prática escolar: Intencionalidades, convergências e divergências.”
 

Samuel Cesar Machado

Licenciado em Ciências Biológicas (UFG)
Mestrando em Educação em Ciências (PPGEduC/UnB).
Professor de Ciências e Biologia da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8459383494064870
Orientador: Dr. Rodrigo Diego de Souza
Projeto de Pesquisa: “Eugenia e Higienismo na Educação Brasileira: estudo das Políticas Curriculares para o Ensino de Ciências e Biologia.”
 

Jociane Bruch

Graduada em Química (UFSC).
Pós-graduada em Libras, Docência para a Educação Profissional e Tecnológica; Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica; Educação Inclusiva e Ensino de Ciências.
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologias (PPGECT)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4034405441636859
Orientador: Dr. Rodrigo Diego de Souza
Áreas de interesse: Políticas públicas educacionais, Currículo e Formação de professores.
 

Rafaela Gomes Fernandes

Bacharelada em Ciências Biológicas (Unisul) e licenciada em Ciências Biológias (Cruzeiro do Sul)
Mestranda no PPG de Educação Científica e Tecnológica com foco em livro didático.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4856177430420544
Orientador: Dr. Rodrigo Diego de Souza
Áreas de interesse: Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia pela Universidade Focus

GRADUANDES

Amanda Becker

Iniciação Científica (PIBIC/UFSC)
Licencianda em Pedagogia (UFSC)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8750914984860465
Orientador: Dr. Rodrigo Diego de Souza
 
Projetos de Pesquisa:
  1. Mapeamento das Propostas Curriculares Estaduais para o Ensino de Ciências da Natureza a partir da BNCC, das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. (2022).
  2. Análise das Propostas Curriculares Estaduais para o Ensino de Ciências da Natureza a partir da BNCC, das regiões Norte e Nordeste. (2023).
 

Edison Alves Machado

Licenciando em Ciências Biológicas (UFSC)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9438583590943367
Orientador: Dr. Rodrigo Diego de Souza
Projeto de Pesquisa de TCC: “Educação Ambiental Crítica e o Ensino de Ciências e Biologia.”
 

Rafael Gustavo de Sousa

Licenciando em Ciências Biológicas (UFSC)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0307994541627263
Orientador: Dr. Rodrigo Diego de Souza
Projeto de Pesquisa de TCC: 
Áreas de interesse: Educação Sexual e políticas educacionais

Ian Mecking

Licenciando em Ciências Biológicas (UFSC)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1940239118881225
Orientador: Dr. Rodrigo Diego de Souza
Projeto de Pesquisa de TCC: “Educação Ambiental Crítica nas Políticas para o Ensino de Ciências e Biologia.”
 

Júlia Geroleti Rosa

Licencianda em Ciências Biológicas (UFSC)
Bolsista de Iniciação Científica (UFSC)
Lattes: https://lattes.cnpq.br/0732678974761313
Orientador: Dr. Rodrigo Diego de Souza
Áreas de Interesse: Educação com foco no ensino de Ciências e Biologia; Educação científica crítica; metodologias ativas, divulgação científica e relações entre ciência e sociedade.
 

Felipe da Silva Chaves

Licenciando em Ciências Biológicas (UFSC)
Bolsista de Extensão (UFSC)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5044993441667231
Orientador: Dr. Rodrigo Diego de Souza
Áreas de Interesse: Influência do Conservadorismo no Ensino de Ciências e Biologia; Estudos de Gênero; Reforma do Novo Ensino Médio; EJA e Educação Crítica.
 

Larissa M. dos Santos

Licencianda em Ciências Biológicas (UFSC)
Professora de Ciências em escola de rede privada
Lattes:
Orientador: Dr. Rodrigo Diego de Souza
Áreas de Interesse: Ensino e pesquisas em educação; Pesquisa sobre formação de professores relacionando com a educação especial e inclusiva dentro da ciências biológicas; educação especial.
 

João Gabriel Spinelli da Silva

Licenciando em Ciências Biológicas (UFSC)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4773045607611348
Orientador: Dr. Rodrigo Diego de Souza
Áreas de Interesse: Neurociências e Educação são minhas principais áreas de interesse, bem como a democratização ao acesso a ciência, divulgação científica e EJA.

MEMBROS ANTERIORES

Jorge Luiz Pereira de Matos

Egresso de Iniciação Científica (UFSC).
Professor de Física da Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina
Lattes: https://lattes.cnpq.br/4820849925936728
Orientador: Dr. Rodrigo Diego de Souza
Projeto de Pesquisa: Mapeamento das Propostas Curriculares Estaduais para o Ensino de Ciências da Natureza a partir da BNCC, da região Centro-oeste do Brasil. (2022).
 

Lilian Cristina da Ponte e Sousa Sena

Licenciada em Ciências Biológicas (UCB).
Egressa do Mestrado em Educação (PPGEMP/UnB).
Diretora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.
Lattes: https://lattes.cnpq.br/4531936726670810
Orientador: Dr. Rodrigo Diego de Souza
Dissertação defendida: “POR QUE OS EDUCANDOS NÃO PERMANECEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)? ANÁLISE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA EJA NO DISTRITO FEDERAL, BRASIL (2013-2021).” (2023).
 

Luisa Gonçalo Dai Prá

Licenciada em Ciências Biológicas (UFSC)
Egressa de Iniciação Científica (PIBIC/UFSC)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6249192402507122
Orientador: Dr. Rodrigo Diego de Souza
 
Projetos de Pesquisa:
  1. Mapeamento das Propostas Curriculares Estaduais para o Ensino de Ciências da Natureza a partir da BNCC, das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. (2022).
  2. Análise das Propostas Curriculares Estaduais para o Ensino de Ciências da Natureza a partir da BNCC. (2023).
 

Natália Pinheiro Paulino

Licenciada em Ciências Biológicas (UFSC)
Professora de referência na educação infantil pela Prefeitura de Florianópolis
Técnica em Formação de Docentes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1520991855245998
Orientador: Dr. Rodrigo Diego de Souza
Área de interesse: Efeitos das políticas públicas para a educação envolvendo o percurso histórico das diretrizes nacionais e a formação de professores.