Pesquisas concluídas
2023
Dissertação: POR QUE OS EDUCANDOS NÃO PERMANECEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)? ANÁLISE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA EJA NO DISTRITO FEDERAL, BRASIL (2013-2021). (2023). Pesquisadora: Ma. Lilian Cristina da Ponte e Sousa Sena. Egressa do Mestrado em Educação (PPGEMP/UnB). Licenciada em Ciências Biológicas (UCB). Diretora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Lattes: https://lattes.cnpq.br/4531936726670810 Orientador no mestrado: Dr. Rodrigo Diego de Souza Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da educação básica caracterizada pela expressiva pluralidade cultural. Diante desse contexto, essa pesquisa apresenta como tema o desafio de implementar políticas educacionais que favoreçam o acesso e a permanência dos sujeitos da EJA na escola, considerando a interseccionalidade de vulnerabilidades e a importância de ações transversais na formulação dessas políticas. O objetivo geral é caracterizar as novas matrizes curriculares da EJA do Distrito Federal como estratégias de acesso e permanência, possibilitando a formação integral dos sujeitos da EJA e a sua inserção no mundo do trabalho, indo ao encontro dos anseios e necessidades desses estudantes trabalhadores. Para tanto, adotou-se a pesquisa qualitativa como instrumento de análise dos normativos nacionais e distritais e dos dados públicos referentes ao público atendido pela modalidade. A fundamentação teórica aborda o contexto da EJA, dos sujeitos da modalidade e dos desafios da implementação de políticas educacionais afirmativas. Os resultados dessa pesquisa revelam a necessidade de o Estado investir na valorização dos profissionais da educação que atuam com a EJA, bem como em sua formação continuada. Dessa forma, essa pesquisa apresenta como produto técnico-educacional a proposta de um curso de formação continuada para os profissionais da educação que atuam com a modalidade EJA no DF, de modo que possam compreender a integração curricular da EJA com a Educação Profissional e Tecnológica como estratégia de acesso e permanência dos estudantes na EJA. |
Dissertação: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E MUNDO DO TRABALHO: O INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS POSSE NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS. (2023) Pesquisadora: Ma. Ozana Pereira de Sousa. Egressa do Mestrado em Educação (PPGEMP/UnB). Doutoranda em Educação (UFRRJ). Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal Goiano. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2575427672545432 Orientador no mestrado: Dr. Rodrigo Diego de Souza. Resumo: Ao longo da história da humanidade, o trabalho tem sido uma atividade fundamental na busca do ser humano pela sobrevivência, pela conquista da dignidade e do bem-estar. O contexto atual apresenta inúmeros desafios advindos das constantes mudanças no Mundo do Trabalho. Diante disto, os Institutos Federais, ao mesmo tempo em que devem contrapor à sociedade capitalista, têm a função de ofertar a Educação Profissional. Neste sentido, a presente dissertação se dispôs a avaliar, a partir da perspectiva dos egressos, a função social do Instituto Federal Goiano – Campus Posse na qualificação profissional para a inserção dos sujeitos no mundo do trabalho. Esta pesquisa teve caráter quali-quantitativo e consistiu na análise documental da legislação que rege a educação profissional, de documentos oficiais produzidos pelo MEC e do Plano de Desenvolvimento Institucional do IF Goiano. O arcabouço teórico baseou-se nos autores: Antunes (2008, 2014 e 2018), Ciavatta e Frigotto (2012), Frigotto (2012), Harvey (2016), Kuenzer (2002, 2011), Laval (2019), Pacheco (2011), Saviani(2007) e Souza (2019), dentre outros. A hipótese levantada foi que o IF Goiano- Campus Posse tem ofertado cursos de qualificação profissional com impacto direto sobre a empregabilidade do egresso, de forma a cumprir com uma de suas importantes funções sociais no campo da educação. Os sujeitos da pesquisa foram os egressos dos cursos: Técnico em Administração, Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática e egressos do curso técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, concluintes no período de 2015 a 2020/21. Para isto, foi elaborado e aplicado de forma on-line o “Formulário para coleta de dados e acompanhamento de egressos do Instituto Federal Goiano – Campus Posse”. Este instrumento constituiu o produto educacional desta pesquisa. Com base nos dados obtidos constatou-se a visão positiva dos egressos em relação à contribuição da instituição para a formação crítica e cidadã e para a inserção no mundo do trabalho. Como limitação, destacou-se a dificuldade em obter um maior quantitativo de respondentes. Para saná-la, sugeriu-se uma constante atualização de dados dos egressos e estudos futuros envolvendo a temática. |